A bolsa de sangue veterinário é uma especialidade pouco conhecida, mas essencial no mundo pet.
Em casos de acidentes graves, os animais de estimação podem precisar de uma transfusão de sangue imediatamente.
Para garantir a segurança do doador e do receptor, os pets precisam atender a critérios de idade e peso e passar por exames laboratoriais antes de doar sangue.
A coleta é realizada por veterinários, com material estéril e descartável, e a bolsa de sangue passa por mais exames antes de ser liberada para a transfusão.
Embora os cães possuam diferentes tipos sanguíneos, as bolsas não são separadas por esse critério, e os componentes sanguíneos são separados em concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado ou crioprecipitado.
A doação de sangue animal é uma forma de ajudar a salvar a vida de muitos bichinhos de estimação.
Os bancos de sangue veterinário funcionam de forma semelhante aos bancos de sangue humanos.
Eles precisam de doadores para manter o estoque de bolsas de sangue. No entanto, nem todos os animais podem ser doadores.
Eles precisam atender a critérios de idade e peso e passar por exames laboratoriais para garantir que estão saudáveis e não vão transmitir doenças para o receptor.
Se o animal for apto, ele será encaminhado para a coleta de sangue que é realizada por veterinários, usando material estéril e descartável.
A bolsa de sangue é então armazenada no laboratório, passando por mais exames antes de ser liberada para a transfusão.
Existe tipo de sangue para cães:
Os cães possuem diferentes tipos sanguíneos, mas essa tipagem não tem a mesma importância para eles que tem para os humanos.
Atualmente são identificados sete tipos principais de sangue em cães, mas ainda existe muito a ser estudado sobre o assunto e novos tipos sanguíneos continuam sendo descobertos.
Além disso, os cães podem ter uma mistura de tipos sanguíneos. Por isso, na hora de armazenar as bolsas, é mais importante separar os componentes sanguíneos em concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado ou crioprecipitado do que fazer a separação por tipagem sanguínea.
Cães podem ser doadores de sangue?
Sim, cães podem ser doadores de sangue. No entanto, é preciso que eles atendam a alguns critérios para serem considerados aptos para a doação.
Eles precisam estar em boas condições de saúde, ter uma idade e peso adequado, e passar por exames laboratoriais para garantir que não vão transmitir doenças ao receptor.
Além disso, os cães devem ser vacinados e estar livres de parasitas. Se o cão for considerado apto, ele será encaminhado para a coleta de sangue que é realizada por veterinários, usando material estéril e descartável.
A bolsa de sangue é então armazenada no laboratório, passando por mais exames antes de ser liberada para a transfusão.